Dojo Kun

Dojo Kun é o conjunto de mandamentos do praticante de karatê:

Hitotsu jinkaku kansei ni tsutomuru koto

Esforçar-se para a formação do caráter.

Hitotsu makoto no michi o mamoru koto

Fidelidade para com o verdadeiro cakinho da razão.

Hitotsu doryoku no seishin o yashinau koto

Criar o intuito de esforço.

Hitotsu reigi o omonzuru koto

Respeitar o intuito acima de tudo.

Hitotsu kekki no yu o imashimuru koto

Reprimir o espírito de agressão.

Aspectos Técnicos - Kihon

“Quando o corpo cansa, ele simplesmente relaxa e os movimentos não saem com a mesma força e velocidade. Mas ele obedece a ordem mental. É na determinação em continuar fazendo, que reside o desafio. ”

Atualmente, o treinamento de Karatê-do é sistematizado e dividido em três componentes:Kihon, Kata e Kumite.

Kihon é a prática de técnicas fundamentais: bases, defesas, socos, chutes.  As técnicas básicas do Karatê são passadas principalmente através do Kihon, pois ele vai ser a base para se fazer um Kata bem feito e um Kumite melhor ainda.  É no Kihon que o karateca vai ganhar uma base forte e firme e também velocidade e força nos seus pés.  Através do Kihon, o karateca consegue atingir uma potência muito forte, reflexos e rapidez nos deslocamentos.  Mas somente a força muscular não permitirá que a pessoa se sobressaia nas artes marciais, o poder do kime (finalização) é essencial e resulta da concentração de força máxima no momento do impacto.  

Um golpe de um karateca bem treinado pode chegar a ter uma velocidade de 13 metros por segundo (47km/h) e gerar uma força equivalente a 700kg.  No Kihon também é treinado a movimentação em base com o movimento de quadris, essencial a um movimento bem feito.  Os quadris estão localizados aproximadamente no centro do corpo humano, e o movimento deles exerce um papel crucial na execução de vários tipos de técnicas do Karatê.  Além de uma fonte de potência, os quadris constituem a base de um espírito estável, de uma forma correta e da manutenção de um bom equilíbrio.  No Karatê recomenda-se “golpear com os quadris” , “a chutar com os quadris” e a “bloquear com os quadris”.  

Significados dos Katas

 

1 - HEIAN SHODAN - PAZ E TRANQUILIDADE 

2 - HEIN NIDAN - PAZ E TRANQUILIDADE

3 - HEIAN SANDAN - PAZ E TRANQUILIDADE

4 - HEIAN YONDAN - PAZ E TRANQUILIDADE

5 - HEIAN GODAN - PAZ E TRANQUILIDADE

6 - TEKKI SHODAN - CAVALEIRO DE FERRO

7 - TEKKI NIDAN - CAVALEIRO DE FERRO

8 - TEKI SANDAN - CAVALEIRO DE FERRO

9 - BASSAI DAÍ - ROMPER A FORTALEZA

10 - KANKU DAÍ - CONTEMPLAR O CÉU

11 - JITTE - DEZ MÃOS

12 - HANGETSU - MEIA LUA

13 - ENPI - VÔO DA ANDORINHA

14 - GANKAKU - GROU SOBRE A ROCHA

15 - JION - AMOR E GRATIDÃO

16 - BASSAI SHO - ROMPER A FORTALEZA

17 - KANKU SHO - CONTEMPLAR O CÉU

18 - CHINTE - MÃOS ESTRANHAS

19 - UNSU - MÃOS DE NUVENS

20 - SOCHIN - ESPÍRITO INABALÁVEL

21 - NIJUSHIHO - 24 PASSOS

22 - GOJUSHIHO DAÍ - 54 PASSOS – longo

23 - GOJUSHIHO SHO - 54 PASSOS – curto

24 - MEIKIO - ESPELHO LIMPO

25 - JIIN - AMOR E PROTEÇÃO

26 - WANKAN - CORÔA REAL

Aspectos Técnicos - Kata

 

Kata (leia-se Katá ) são exercícios formais, ou movimentos estilizados de Karatê executados de maneira encadeada e pré-determinada, representativos de um estilo de Karatê.  

Os katas são a alma do Karatê-do, por permitir ao praticante o contato com técnicas ancestrais e dar a ele uma visão da tradição que existe na arte.  

Os iniciantes do Karatê aprendem desde cedo que o Kata é uma luta imaginária contra 2 ou mais adversários, mas não imaginam que a espinha dorsal do Karatê está fundamentada nos katas.  

No Shotokan atualmente são praticados 26 Katas.  Começando com 5 katas básicos, a série  HEIAN, que têm como objetivo fazer com que o praticante adquira habilidade sobre as principais técnicas básicas.  Deve-se treinar a série HEIAN até que essas técnicas sejam assimiladas e passem a ser executadas de forma natural.  Depois vem a série TEKKI, com três katas.  Os kata TEKKI se caracterizam pela base KIBA-DACHI (base do cavaleiro) e todos os deslocamentos são para as laterais, ou seja, somente para a direita e para a esquerda.  Como os golpes nesses katas não contam com grandes deslocamentos (os golpes são curtos). Os TEKKI têm como objetivo o desenvolvimento do KIME, através do treinamento, principalmente, da contração da região subabdominal (TANDEN).  

Essas duas séries juntas, HEIAN e TEKKI, formam os katas básicos do Shotokan, e devem ser dominados por quem pretende obter a graduação SHODAN (faixa-preta 1º grau).  Os outros 18 katas são considerados avançados e, entre eles, existem vários “tipos” de katas.  Cada kata possui um objetivo, e dá ênfase a um determinado tipo de treinamento.  Existem katas, por exemplo, que têm como objetivo o desenvolvimento de agilidade (como o ENPI), desenvolvimento de contração/expansão muscular (como o HANGETSU), desenvolvimento de uma base firme (como o SOCHIN), etc.

Nossa tarefa é estudar os movimentos dos katas e treinar aquele que for mais necessário, para desenvolver o que estiver mais precário em nossa técnica.  Para isso é preciso já ter algum conhecimento e domínio técnico, e por isso só são recomendados para praticantes graduados.  Com isso, pode-se concluir que os katas não são apenas uma “luta simulada”, sem nenhum sentido, como muitos costumam definir.  Os katas possuem objetivos e aplicações, e eles reúnem todo conhecimento e beleza do Karatê-do. 

 

Para a prática do kata, há cinco fatores:

1) Sequência

Quando dizemos sequência, nos referimos à memorização dos movimentos do Kata: sua direção, a utilização correta dos movimentos de mãos, pés, defesas, etc. Isso requer uma boa capacidade de memorização, para que seu corpo repita o movimento sem ter que pensar nele;

2) Respiração

Respiração correta é extremamente importante. O corpo atravessa momentos de força (inspirar) e fraqueza (expirar) aliados à respiração. A respiração correta , no tempo certo, além de aumentar a força e a velocidade, ajuda na concentração do corpo e da mente;

3-) Combinação e tempo

Combinação refere-se a um grupo de movimentos no Kata. Com a combinação, o Kata deixa de ser uma monótona sequência de movimentos, para uma série de movimentos, representando diferentes situações de lutas. Tempo, separa as diferentes combinações. São esses dois itens que dão vida ao Kata;

4-) Forma e significado

O item “forma” significa aplicar posições perfeitas em todo o Kata. Posição correta das mãos e pés. O corpo deve estar perpendicular ao chão, os ombros relaxados, e a expressão alerta. O item “significado”, quando o aluno estiver praticando o Kata, ele deve saber para que serve cada movimento, e aplicá-lo com convicção;

5-) Olhos

Olhar forte significa, grande concentração. Sem esse elemento, o Kata pode torna-se morto. Olhar forte, em luta, pode afetar psicologicamente o oponente. Em Kata, deve antes de executar o movimento, olhar a direção para onde irá executar o movimento.  

Aspectos Técnicos - Kumite

 

Kumite é o combate propriamente dito. No kumite pode-se aplicar, com a ajuda de um colega, as técnicas praticadas anteriormente com o treino de Kihon e Kata. O kumite pode ser praticado em vários níveis de dificuldade. São eles:

  • Ippon kumite
  • Sanbon kumite
  • Gohon kumite
  • Ju ippon kumite
  • Ju kumite
  • Shiai kumite

O Kiai e a Respiração

 

O Kiai não é necessariamente um grito que se solta com o ventre, ele pode também ser silencioso, mas é possível que se manifeste sob diversas formas.

Examinando a palavra, encontramos primeiramente o vocábulo “Ki”, que significa intenção, espírito, energia e “Ai”, união, harmonia, amor, encanto.

O Kiai é também estar num estado de espírito que não deixa nenhuma hipótese ao ataque do adversário. O praticante que através do estudo da arte que pratica se ache perante este apaixonante estudo do Kiai, verá abrir-se à sua frente um novo horizonte no seu estudo, e irá encontrar-se na presença de uma iniciação grandiosa. Isso implica evidentemente um longo treino e paciência no esforço.

Nas artes do Budo, nós podemos utilizar o Kiai:

a) Antes do ataque para surpreender o adversário ou criar nele um desvio mental, a fim de criar uma abertura;

b) Para parar o seu ataque;

c) Para unir toda a nossa força num só ponto;

d) Como meio salutar, pois o Kiai é também utilizado para tratar e estimular o nosso organismo;

e) Na prática dos Kwatsus.

Um Kiai pode reanimar instantaneamente no caso de certas síncopes ou pode ainda ser utilizado simultaneamente com uma técnica de Kwatsu. Eis algumas aplicações do Kiai, existindo no entanto outras, que nos conduziram a um estudo profundo. Nos dojos demasiadas vezes se ouve uma imitação, sem nada de autêntico.

O estudo de base do kiai é o controle da respiração é fundamental. O estudante deverá reaprender a respirar, conhecer a sua respiração, o seu ritmo, situá-la no hara (ventre), dois dedos abaixo do umbigo Depois ele deverá concentrar toda a sua energia física e psíquica nesse ponto. Em japonês KI-KAI (oceano da energia), que é o grande chacra dos praticantes do Budo. Logo que o adepto tiver tomado consciência desse ponto e se tiver encontrado na posição correta e na respiração justa profunda, o grito vai explodir, vindo do ventre e não da garganta. É preciso praticar sem objetivo, sem espírito de proveito, como no ZEN, com o espírito “mushotuku”.

«O velho pinheiro ensina a sabedoria. O pássaro selvagem grita a verdade.»

KATA em Vídeo para Download


Mestre Hirokazu Kanazawa nasceu na província japonesa de Iwate em 1931. Em 1956, ingressou na JKA, onde foi aluno do mestre Funakoshi. 
Passou depois diversos anos fora do Japão, como instrutor-chefe da JKA, em países como os EUA e Alemanha.
Em Dezembro de 1977, deixou a JKA para fundar a SKIF, tornando-se seu presidente e instrutor-chefe e promovendo a prática da modalidade em mais de 120 países.
Tem um invejável quadro competitivo (campeão do mundo em kata e kumite várias vezes) e é conhecido internacionalmente como um verdadeiro intérprete do espírito budo.
Kancho Hirokazu Kanazawa possui, atualmente, a graduação de 10º Dan e é uma lenda viva do karate a nível mundial.
Os vídeos dos Katas que se seguem são executados pelo Mestre Kanazawa.

Clique nas imagens para ir à tela de Download:
01 0203
04 0506

07 0809
10 1112

13 1415
16 1718
19 2022

23 2425
26