Aspectos Técnicos - Kata

 

Kata (leia-se Katá ) são exercícios formais, ou movimentos estilizados de Karatê executados de maneira encadeada e pré-determinada, representativos de um estilo de Karatê.  

Os katas são a alma do Karatê-do, por permitir ao praticante o contato com técnicas ancestrais e dar a ele uma visão da tradição que existe na arte.  

Os iniciantes do Karatê aprendem desde cedo que o Kata é uma luta imaginária contra 2 ou mais adversários, mas não imaginam que a espinha dorsal do Karatê está fundamentada nos katas.  

No Shotokan atualmente são praticados 26 Katas.  Começando com 5 katas básicos, a série  HEIAN, que têm como objetivo fazer com que o praticante adquira habilidade sobre as principais técnicas básicas.  Deve-se treinar a série HEIAN até que essas técnicas sejam assimiladas e passem a ser executadas de forma natural.  Depois vem a série TEKKI, com três katas.  Os kata TEKKI se caracterizam pela base KIBA-DACHI (base do cavaleiro) e todos os deslocamentos são para as laterais, ou seja, somente para a direita e para a esquerda.  Como os golpes nesses katas não contam com grandes deslocamentos (os golpes são curtos). Os TEKKI têm como objetivo o desenvolvimento do KIME, através do treinamento, principalmente, da contração da região subabdominal (TANDEN).  

Essas duas séries juntas, HEIAN e TEKKI, formam os katas básicos do Shotokan, e devem ser dominados por quem pretende obter a graduação SHODAN (faixa-preta 1º grau).  Os outros 18 katas são considerados avançados e, entre eles, existem vários “tipos” de katas.  Cada kata possui um objetivo, e dá ênfase a um determinado tipo de treinamento.  Existem katas, por exemplo, que têm como objetivo o desenvolvimento de agilidade (como o ENPI), desenvolvimento de contração/expansão muscular (como o HANGETSU), desenvolvimento de uma base firme (como o SOCHIN), etc.

Nossa tarefa é estudar os movimentos dos katas e treinar aquele que for mais necessário, para desenvolver o que estiver mais precário em nossa técnica.  Para isso é preciso já ter algum conhecimento e domínio técnico, e por isso só são recomendados para praticantes graduados.  Com isso, pode-se concluir que os katas não são apenas uma “luta simulada”, sem nenhum sentido, como muitos costumam definir.  Os katas possuem objetivos e aplicações, e eles reúnem todo conhecimento e beleza do Karatê-do. 

 

Para a prática do kata, há cinco fatores:

1) Sequência

Quando dizemos sequência, nos referimos à memorização dos movimentos do Kata: sua direção, a utilização correta dos movimentos de mãos, pés, defesas, etc. Isso requer uma boa capacidade de memorização, para que seu corpo repita o movimento sem ter que pensar nele;

2) Respiração

Respiração correta é extremamente importante. O corpo atravessa momentos de força (inspirar) e fraqueza (expirar) aliados à respiração. A respiração correta , no tempo certo, além de aumentar a força e a velocidade, ajuda na concentração do corpo e da mente;

3-) Combinação e tempo

Combinação refere-se a um grupo de movimentos no Kata. Com a combinação, o Kata deixa de ser uma monótona sequência de movimentos, para uma série de movimentos, representando diferentes situações de lutas. Tempo, separa as diferentes combinações. São esses dois itens que dão vida ao Kata;

4-) Forma e significado

O item “forma” significa aplicar posições perfeitas em todo o Kata. Posição correta das mãos e pés. O corpo deve estar perpendicular ao chão, os ombros relaxados, e a expressão alerta. O item “significado”, quando o aluno estiver praticando o Kata, ele deve saber para que serve cada movimento, e aplicá-lo com convicção;

5-) Olhos

Olhar forte significa, grande concentração. Sem esse elemento, o Kata pode torna-se morto. Olhar forte, em luta, pode afetar psicologicamente o oponente. Em Kata, deve antes de executar o movimento, olhar a direção para onde irá executar o movimento.  

Um comentário:

  1. IRMÃO...TENHO 46 ANOS DE IDADE.,COMECEI A TREINAR NA CIDADE DE CARUARU-PE. GOSTARIA QUE SE POSSÍVEL, ME REMETESSEM E-MAIL COM (NOMES DE POSIÇÕES,FOTOS,ETC)QUE ME AJUDASSEM NA IDENTIFICAÇÃO E APRENDIZADO CINCRONIZADO (NOMES-POSIÇÕES-POSTURA). AGRADEÇO A AJUDA (POR FAVOR AJUDE-ME COMO PODER,POIS QUERO APRENDER DE FORMA CORRETA,SÉRIA E RESPONSAVÉL).

    ResponderExcluir