Aspectos Técnicos - Kihon

“Quando o corpo cansa, ele simplesmente relaxa e os movimentos não saem com a mesma força e velocidade. Mas ele obedece a ordem mental. É na determinação em continuar fazendo, que reside o desafio. ”

Atualmente, o treinamento de Karatê-do é sistematizado e dividido em três componentes:Kihon, Kata e Kumite.

Kihon é a prática de técnicas fundamentais: bases, defesas, socos, chutes.  As técnicas básicas do Karatê são passadas principalmente através do Kihon, pois ele vai ser a base para se fazer um Kata bem feito e um Kumite melhor ainda.  É no Kihon que o karateca vai ganhar uma base forte e firme e também velocidade e força nos seus pés.  Através do Kihon, o karateca consegue atingir uma potência muito forte, reflexos e rapidez nos deslocamentos.  Mas somente a força muscular não permitirá que a pessoa se sobressaia nas artes marciais, o poder do kime (finalização) é essencial e resulta da concentração de força máxima no momento do impacto.  

Um golpe de um karateca bem treinado pode chegar a ter uma velocidade de 13 metros por segundo (47km/h) e gerar uma força equivalente a 700kg.  No Kihon também é treinado a movimentação em base com o movimento de quadris, essencial a um movimento bem feito.  Os quadris estão localizados aproximadamente no centro do corpo humano, e o movimento deles exerce um papel crucial na execução de vários tipos de técnicas do Karatê.  Além de uma fonte de potência, os quadris constituem a base de um espírito estável, de uma forma correta e da manutenção de um bom equilíbrio.  No Karatê recomenda-se “golpear com os quadris” , “a chutar com os quadris” e a “bloquear com os quadris”.  

Um comentário: