Significado das Cores das Faixas do Karatê

Faixa Branca_160

A Faixa Branca (Shiro Obi) – Sem graduação (Mu Kyu)
Essa é a cor do desprendimento.
O branco reflete todas as cores. A própria cor dessa faixa indica que o seu portador ainda possui a ingenuidade e deve procurar manter a mente limpa. Entretanto, ele tem em potencial, todas as cores das demais faixas posteriores e, assim como o fogo está na pedra, cabe a ele, fazê-lo brotar através da fricção do treino árduo.

A busca nesse grau é pela purificação e transformação, diante do infinito conhecimento que tem diante de si. Essa faixa nos diz que o iniciante deve buscar a humildade e a imaginação criativa, através da limpeza e da claridade dos pensamentos. É a cor síntese do arco-íris e a mais associada ao sagrado, pois simboliza paz, pureza, perfeição e especialmente o absoluto.

Ela nos diz que devemos buscar a pureza, sinceridade e a verdade. Repelindo os pensamentos negativos, procurando elevá-los, para que encontremos o equilíbrio interior, segurança e desenvolvamos o instinto e a memória.

O branco simboliza uma espécie de coringa, para todos os propósitos, é o substituto para qualquer cor, assim como uma tela em branco esperando para ser pintada.

 

Faixa Amarela_160 A Faixa Amarela (Kiiro Obi) – 6º Kyu (Rokku Kyu)

Assim como um sol que desponta todos os dias, ela significa que é um iniciante ou um recém-nascido no Karatê, que com o tempo irá crescendo e fortalecendo-se, até chegar a maturidade que corresponde a faixa preta.

Assim como o sol nascente, o conhecimento começa a aflorar para o iniciante. Agora ele pode vislumbrar um pouco da iluminação da descoberta e da realidade do que é o Karatê. Entretanto, assim como o amarelo é uma cor primária, isto é, não pode ser formado pela mistura de outras cores, ele também deve manter-se puro dentro da escola de Karatê que escolheu ainda evitando misturar outras coisas aos conhecimentos que está recebendo para não se confundir dentro da senda do verdadeiro Karatê.

Assim como essa cor, essa graduação lhe traz a alegria, a vida, o calor, a força, a glória, o poder mental e representa o descobrimento. Ela lhe desperta novas esperanças no caminho, dando-lhe vivacidade, alegria, desprendimento e leveza. Agora ele deve procurar desinibir-se para desenvolver seu brilho, mas também diminuir a ansiedade e as preocupações, construindo sua confiança, energia e inteligência na solução dos problemas que surgirão.

A cor dessa graduação mostra que o praticante deve reter conhecimentos e desenvolver a luz da sabedoria e da criatividade, e assim como o sol, ela deve trazer a luz para as situações difíceis.

O Amarelo simboliza: criatividade, as idéias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza. Apesar do amarelo estar relacionado ao elemento terra, também é uma cor Yang e representa o descobrimento e a abertura para o conhecimento do Karatê.

 

Faixa Vermelha_160 A Faixa Vermelha (Aka Obi) – 5º Kyu (Go Kyu)

A cor vermelha sugere motivação, atividade e vontade. Ela atrai vida nova e pontos de partida inéditos.

Essa é a cor do fogo, da paixão, do entusiasmo e dos impulsos. É a cor mais quente, ativa e estimulante. Ainda é uma cor primária que não pode ser formada pela mistura de outras cores, mostrando assim, que o praticante ainda deverá manter-se puro e fiel ao estilo de Karatê que elegeu.

Essa faixa, pela sua vibração, dá mais energia física, mostrando que agora, mais do que nunca é necessária força de vontade para não desistir da conquista dos seus ideais. Persistência, força física, estímulo e poder são seus traços típicos.

Embora o vermelho represente agressividade, perigo, fogo, sangue, paixão, destruição, raiva, guerra, combate e conquista, também simboliza aquilo que deve ser contido pelo seu portador. Esta cor faz com que você se sinta mais vigoroso, expansivo e pronto para avançar adiante em algum sentido evidente. Ela tende a atrair o olhar das pessoas e chamar a atenção. Se você usar vermelho, isso pode indicar que tem ardor e paixão, ferocidade e força. As pessoas que gostam de ação e drama apreciam essa cor. É uma cor de uma energia muito forte e o praticante deve ter o cuidado e a persistência para não se deixar ser vencido por ela e desistir do caminho. Sendo a cor do sangue, o vermelho também está relacionado à vida e à força de uma energia vital máxima. Esta é uma cor Yang.

 

Faixa Laranja_160 A Faixa Laranja (Daidaiiro obi) – 4º Kyu (Yon Kyu)

Esta cor é a mistura do vermelho com o amarelo, representado que o conhecimento dos graus anteriores deve estar contido nesta graduação e trazendo as qualidades dessas duas cores. Nos diz que devemos procurar o sucesso no treino diário, agilidade, adaptabilidade, estimulação, atração e plenitude.

Essa cor também simboliza aquilo que o praticante deve buscar: o encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade e tolerância.

Esta é a cor da comunicação, do calor afetivo, do equilíbrio, da segurança e da confiança. Quem chega nessa faixa deve acreditar que agora tudo é possível, pois essa cor estimula o otimismo, generosidade, entusiasmo e o encorajamento.

A cor laranja mostra ao praticante que ele deve fortalecer as energias e a sua vontade de vencer. A cor laranja está situada entre o elemento fogo e o elemento terra, portanto, carrega um pouco das características dos dois elementos. Também é uma cor Yang.

 

Faixa Verde_160 A Faixa Verde (Midori Obi) – 3º Kyu (Sankyu)

O verde é uma cor que representa Esperança e a Fé. É a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Ela simboliza harmonia e equilíbrio.

Essa cor, que nos chega depois das cores quentes iniciais, nos dá a impressão de que chegamos a um oásis, depois de atravessar um árduo deserto, mas devemos saber que ainda há mais deserto a vencer.

Ela também representa as energias da natureza, esperança, perseverança, segurança e satisfação, fertilidade. O portador deve procurar desenvolver a sua sensibilidade para se comunicar com a natureza interna e externa a si mesmo.

Significa também a harmonia em que devemos estar com ela, junto com o ar, a água e o fogo, elementos da vida que proporcionam bem-estar ao ser humano.

Essa cor simboliza uma vida nova, a energia, a fertilidade, o crescimento e a saúde. Por outro lado, quando em mau aspecto, mostra um orgulho excessivo, superioridade e arrogância.

O verde é ligado ao elemento madeira e a primavera.

Representa o crescimento, desenvolvimento, natureza e saúde. Também significa a etapa da juventude, estando relacionado a este estado emocional, mostrando assim, que os conhecimentos ainda não se encontram bem claros ou maduros para os praticantes. Ainda lhes falta amadurecer mais e delineá-los melhor.

 

Faixa Roxa_160 A Faixa Roxa ou Violeta (Murasaki Obi) – 2º Kyu (Nikyu)

O roxo é uma mistura das cores azul e vermelho. Essa é a cor usada pelos sacerdotes católicos para refletir santidade e humildade.

Ela gera sentimentos como respeito próprio, dignidade e auto-estima.

Esta é uma cor metafísica. É também a cor da alquimia, das transformações e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual.

A cor violeta é excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental.

Simboliza: dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. Quando em mau aspecto determina manias e fanatismo.

Representa o mistério, expressa a sensação de individualidade, influenciando emoções e humores, mas também simboliza a dignidade, a inspiração e justiça. Gera tensão, poder, tristeza, piedade, sentimentalidade.

Tendo isso tudo em mente, a cor desta graduação nos indica que devemos encontrar novos caminhos e elevar nossa intuição espiritual.

 

Faixa Marrom_160 A Faixa Marrom (Chairo Obi)– 1º Kyu (Ichi Kyu)

É a cor da solidificação. Representa a constância, a disciplina, a uniformidade adquirida e a observação das regras mantidas até aqui. Representa a conexão do praticante com o patrono do estilo que lhe foi passado, representado por seus mestres.

Para criar essa cor, você precisa misturar o vermelho com o preto e, portanto, ela tem alguns dos seus atributos. Também representa a autocrítica e a dependência dos mestres para chegar até aqui. Significa que se está completando o processo de amadurecimento, tanto nos conhecimentos técnicos quanto no aspecto mental.

Essa faixa, pela sua cor, emana a impressão de algo maciço e denso, compacto.

Sugere segurança e isolamento. Representa também uma poluição que deve sempre ser limpa, através da prática fiel aos princípios do Budô.

Uma pessoa que gosta de vestir-se com marrom por certo é extremamente dedicada e comprometida com o seu trabalho, sua família e seus amigos.

A cor marrom gera organização e constância, especialmente nas responsabilidades do cotidiano. As pessoas que gostam de usar essa cor são capazes de ir “à raiz das coisas” e lidar com questões complicadas de forma simples e direta. São pessoas “sensatas”.

 

Faixa Preta_160 A Faixa Preta (Kuro Obi) – 1º Dan (Sho Dan)

É a junção de todas as cores. Enfim o corpo e a mente chegaram ao final de uma jornada e ao início de outra mais elevada. A faixa na cor preta, representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina, responsabilidade, dignidade e conhecimento. É a cor do poder, induz a sensação de elegância e sobriedade. Onde o que está fora não entra e o que está dentro não sai.

Observa-se que na maioria das sociedades ocidentais, o preto quase sempre é a cor da morte, do luto e da penitência, mostrando assim o estado mental de quem atingiu essa graduação.

Em geral, essa cor é usada por pessoas que rejeitam as regras convencionais ou são regidos por outras normas sociais, como é o caso dos padres ou dos guerreiros que seguem o Budô.

Essa cor também nos dá uma noção de tradição e responsabilidade. É a ausência de vibração da “não cor” que dá a sensação de proteção ou afastamento.

Por outro lado, absorve, transmuta e devolve as energias negativas, transformadas em positivas.

A meditação nessa cor permite a introspecção, favorece a auto-análise e permite um aprofundamento do indivíduo no seu processo existencial.

Remove obstáculos, vícios e emoções não desejadas. O excesso traz melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. A cor preta relaciona-se ao elemento água que adapta-se a todas as formas e contorna todos os obstáculos. É o símbolo do máximo Yin.

36 comentários:

  1. Muito bons e interessantes os comentários alencados...contribuiu miuto para meu aprendizado como karateca...muito abrigado. oss

    Edivaldo Antunes
    Tangará da Serra-MT

    ResponderExcluir
  2. Me ajufou bastante na Pesquisa da Escola.
    Muito interessante.
    Obrigada por essa oportunidade de estar conhecendo o Karatê por esse SITE..

    Jhênyfer da Silva Tomaz
    Mauá-São Paulo

    ResponderExcluir
  3. eu sou faixa vermelha,o meu sensei se chama hilton alves, da minha academia eu sou o mais graduado,e ele tambem é da ackas.e isso é so tchau
    se quiser men add no orkut e no msn é:quinho_ocara@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. vou pegar a midori neste fim de ano, gostei do que ela significa, OSS

    Hugo Rocha

    Brasília-DF

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pessoal pelos comentários! Forte abraços a todos. OSS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oss prof sou o prof Juarez de Santo Antonio de Jesus Bahia temos a obrigação de ajudar o nosso pais com essa filosofia de vida que e o karate.

      Excluir
  6. No meu estilo (Shorin ryu) tem a faixa azul, sabe o que ela significa?
    OSS!

    ResponderExcluir
  7. eu sou midori obi e gostei muito do significado dessa faixa. Eii!!! está faltando a faixa azul!!!

    ResponderExcluir
  8. Realmente...
    Adorei o significado dasd faixas!
    Sou Kuro Obi ha 06 meses e se depender de mim nao saio nunca mais desse caminho maravilhoso!
    Parabens a todos do site!
    Oss!

    ResponderExcluir
  9. me ajudou muitos na minha pesquisa da escola de Educação Fisica, obrigado...

    ResponderExcluir
  10. ache muito legal pois estou aprendendo karate

    ResponderExcluir
  11. afs que legal to rsrsrs ate agora hsuhsushushsushush

    ResponderExcluir
  12. oss sou faixa roxa ,muito legal ,esse esclarecimento pois podemos saber e enteder o quer significa cada etapa das nossas vidas no karate,aquir en casa a minha familia toda faz,meu marido e preta ,a minha filha de 12 anos e verde 2 estagio e a de 8 anos e laranja ,oss

    ResponderExcluir
  13. meu nome é michael e eu sou karateca eu estou na faixa verde

    ResponderExcluir
  14. q bom ja so faxa preta mas digo a verdade é difissio chega a essa cor tem que te muito treino pode acreditar!!!

    ResponderExcluir
  15. Eu sou faixa laranja,treino na Associaçao Vasto Verde de Karate,em Blumenau Santa Catarina,eu kebrei meu dedo um dia antes do exame pra verde,por isto ainda estou na laranja,mas agr q eu li o signifikado das cores vejo q a laranja no momento se encaixa mt bem com meu perfil de karateca. Estou mt feliz por saber td isso,mt obrigado e Oss

    ResponderExcluir
  16. aew galera vou treinar karate la no rancho em belem do para e vou virar faixa preta he he creio em deus

    ResponderExcluir
  17. eaew galera moro em belém do pará e vou treinar karate la no rancho eu acho e isso me ajudou muinto no meu aprendizado como um karate e vou virarar faixa preta em karate eu creio em deus

    ResponderExcluir
  18. aiiiiiiiiiiii eu tenho que fazer trabalho de ed fisica sobre o karate er duro emsz

    ResponderExcluir
  19. muito bom sou faixa amarela e gostei muito OSS

    ResponderExcluir
  20. eu como karateca adorei saber os sigficados das faixas muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  21. estou na faixa branca mas pretendo chegar a preta , também gostei de saber os significado

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Olá, Kleber.

    É a primeira vez que fico sabendo o significado das cores das faixas do karatê. Muito interessante.

    Aloisio Teixeira

    ResponderExcluir
  24. Realmente Aloísio, é muito interessante. Todos os praticantes de Karatê deveriam ler sobre isso, para entender sua evolução.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Leonardo, luto karate.Tenho 11 anos e luto karate há 6 anos.Já passei por todas as faixas, e agora sou faixa preta.

      Excluir
  25. eu faço karate mas num pensei que karate era tão interessante

    ResponderExcluir
  26. O karate e mais que um esporte e uma filosofia de vida.

    ResponderExcluir